O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que o Brasil deve cobrar dos países desenvolvidos o cumprimento das metas de redução de emissões de carbono durante a Conferência do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). Mendes participou, na manhã desta quarta-feira (13.8), da reunião do Fórum dos Governadores na capital paraense.
Segundo o governador, levantamento da ONU aponta que 75 países cumpriram apenas 1% do que se comprometeram a reduzir, quando a meta mínima era de 45%. Ele criticou que, em vez de diminuir a poluição, os países ricos aumentaram suas emissões, enquanto o Brasil, responsável por apenas 3% das emissões globais, preserva cerca de 60% do território nacional.
“Nós temos que preservar, mas não podemos achar que representando 3% das emissões vamos conseguir salvar o planeta. Não podemos aceitar que eles venham aqui, na nossa casa, colocar o dedo na nossa cara e dizer o que devemos fazer com nossas florestas e biomas, quando não cumprem o que prometeram”, declarou.
Mauro Mendes defendeu o desenvolvimento sustentável e a exploração consciente dos recursos naturais. Ele citou que, enquanto o Brasil mantém sua matriz energética majoritariamente limpa, países como EUA e China continuam com atividades altamente poluentes, como consumo de xisto e queima de carvão.
A COP 30 deve reunir representantes de mais de 190 países para negociações, debates e encontros sobre mudanças climáticas globais.