O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que visa unificar a avaliação da formação dos profissionais de medicina no Brasil. A prova, prevista para ocorrer anualmente, começará com uma primeira etapa em outubro deste ano, sendo conduzida pelo Inep e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
O exame tem como objetivo padronizar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação, além de ser utilizado para o acesso a programas de residência médica. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do Enamed para a melhoria da formação médica no país, com impacto direto no Sistema Único de Saúde (SUS).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também enfatizou a relevância do exame para monitorar o progresso dos estudantes ao longo do curso, não apenas ao final da formação, e garantir a qualidade das instituições formadoras. As inscrições para o Enamed deverão ser abertas em julho, com aplicação da prova prevista para outubro e divulgação dos resultados em dezembro.