A XVII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI), promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), contabilizou 210 trabalhos científicos inscritos por professores e alunos, um aumento de 56,7% em relação a 2024, quando foram registrados 134 projetos.
Desde sua primeira edição, em 2021, a MECTI tem registrado crescimento constante no número de inscrições. Este ano, o evento segue o formato híbrido, com etapas classificatórias em cinco regiões do estado e uma etapa final estadual em Cuiabá.
“Esse aumento é reflexo da confiança das instituições, do empenho dos professores e orientadores, além do protagonismo dos estudantes. Esperamos que este ano surjam muitas histórias de transformação por meio da ciência e tecnologia”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci.
As inscrições foram aceitas até 8 de agosto de 2025. Na fase regional, os primeiros 40 trabalhos inscritos serão selecionados para apresentações presenciais, enquanto os demais serão avaliados online, sem prejuízo na participação ou avaliação.
Para a etapa estadual, 18 trabalhos serão classificados em cada região, totalizando 90 projetos. Os classificados incluem o 1º e 2º colocados por nível de ensino — Fundamental, Médio e Médio/Técnico — e categoria: Ciências, Engenharias e Economia Criativa.
A lista dos trabalhos selecionados para as apresentações regionais será divulgada em 15 de agosto no site da Seciteci. As classificatórias regionais acontecerão entre 18 e 22 de agosto, conforme o cronograma disponível.
Já a etapa estadual será realizada de 22 a 24 de outubro, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Cuiabá. A lista dos classificados para esta fase será publicada no dia 29 de agosto.
Além disso, a Mostra Estadual conta com trabalhos da Mostra Estadual das Escolas Técnicas da Seciteci (MEET). O evento tem como objetivo estimular o pensamento criativo e o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando fortalecer as relações econômicas e reduzir desigualdades regionais.
A MECTI e a SNCT são resultado de uma parceria entre Seciteci, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Farmun.
A edição de 2025 será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita e aberta ao público. Os participantes concorrerão a diversos prêmios, cujos detalhes serão divulgados no site oficial do evento.