A Mega-Sena terá mudanças significativas na distribuição dos prêmios a partir dos próximos concursos. Segundo nova portaria publicada nesta semana, a faixa principal — para quem acerta os seis números — passará a receber 40% do valor total reservado à premiação, um aumento em relação aos 35% que eram destinados anteriormente.
A medida também impacta as faixas inferiores. Os percentuais para os acertadores da quina (cinco números) e da quadra (quatro números) foram reduzidos: agora, 13% e 15%, respectivamente, do valor distribuído ficarão com essas categorias. Antes da alteração, esses percentuais eram mais elevados.
As mudanças afetam também o sorteio especial da Mega da Virada. A nova regra determina que 90% do montante total da premiação será destinado exclusivamente para os acertadores da sena, uma elevação expressiva frente aos 62% previstos anteriormente. Já a quina e a quadra passarão a receber apenas 5% cada do prêmio da virada.
Além disso, a portaria estabelece que 10% da arrecadação dos concursos regulares realizados ao longo do ano serão destinados à formação do prêmio da Mega da Virada do ano seguinte. A medida tem como objetivo fortalecer o valor acumulado do sorteio de fim de ano, um dos mais esperados pelos apostadores.
As alterações constam de um novo anexo da Portaria SEAE nº 8.427, de 2022, responsável por regulamentar os critérios de rateio dos prêmios das loterias federais. Apesar de o documento não detalhar as justificativas para a mudança, a expectativa é de que o novo modelo torne os concursos mais atrativos, especialmente aqueles com valores acumulados, incentivando o aumento das apostas.
Com os novos percentuais já válidos para os próximos sorteios, incluindo a Mega da Virada de 2025, os jogadores devem ficar atentos às novas condições de premiação. A aposta mínima, no valor de R$ 6, pode ser realizada até as 19h do dia do sorteio, seja em casas lotéricas ou por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal.
A Mega-Sena realiza três sorteios por semana, às terças, quintas e sábados. Com a nova regra, a atratividade do prêmio máximo pode crescer, mas as chances de vitória continuam as mesmas — e seguem como um dos principais desafios para os apostadores que sonham com a bolada.