Foto: Politec - MT
Thursday, 26 de June de 2025 - 15:13:09
Megaoperação Energia Limpa prende nove pessoas por ligações clandestinas em comércios
POLITEC E FORÇAS DE SEGURANÇA COMBATEM FURTO DE ENERGIA EM CUIABÁ

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) participou nesta quarta-feira (25) da operação Energia Limpa, que resultou na prisão em flagrante de nove pessoas por furto de energia elétrica em Cuiabá. A ação ocorreu na região da Morada da Serra e contou com a participação de nove peritos criminais, 18 policiais militares e 18 técnicos da concessionária Energisa.

Durante a operação, foram inspecionados quatro distribuidoras, um açougue e um mercado, onde peritos constataram fraudes como ligações diretas na rede de energia e ausência de medição de consumo. Os responsáveis foram encaminhados à delegacia e poderão responder por furto de energia, crime com pena prevista de 1 a 5 anos de prisão.

Em um dos casos, uma distribuidora mantinha ligação direta com a rede e redistribuía energia para um lava-jato e um centro de reciclagem. O dono dos imóveis embutia o valor da energia no contrato de aluguel. “Visualizamos as fraudes diretamente da rede de distribuição até os imóveis”, explicou Rafael Dalmolin, gerente de perícias em engenharia legal da Politec.

Segundo a Energisa, o Mato Grosso perde anualmente mais de R$ 150 milhões em impostos devido ao furto de energia — recursos que poderiam ser aplicados em áreas como saúde e educação.

Luciano Lima, gerente de combate a perdas da concessionária, alertou que apenas a Energisa está autorizada a fornecer energia no Estado. “Locatários devem exigir padrão próprio de medição. Quem aceita contratos fraudulentos pode responder pelo crime”, advertiu.

Texto/Fonte: Secom MT