Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Wednesday, 29 de October de 2025 - 10:49:42
Moradores levam dezenas de corpos à praça no Complexo da Penha após ação policial
OPERAÇÃO NO RIO TEM MAIS DE 100 MORTOS

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram 64 corpos para a Praça São Lucas, na madrugada desta quarta-feira (29), um dia após a operação mais letal da história do estado. O balanço oficial do governo, até então, registrava 64 mortes — sendo 60 suspeitos e 4 policiais —, mas os corpos levados à praça não estavam incluídos nesse total, segundo o secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Com isso, o número de mortos pode ultrapassar 100, caso a perícia confirme a relação entre os novos corpos e a operação iniciada na terça-feira (28). A Polícia Civil informou que fará o reconhecimento oficial no prédio do Detran, ao lado do Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio, enquanto o Ministério Público acompanhará os exames.

Segundo relatos, os corpos — todos de homens — foram encontrados na Serra da Misericórdia, na região conhecida como Vacaria, epicentro dos confrontos entre forças de segurança e traficantes. O ativista Raull Santiago, que participou da retirada dos corpos, classificou a cena como “brutal e sem precedentes”.

Moradores disseram que o traslado até a praça tinha o objetivo de facilitar o reconhecimento por familiares, deixando os corpos sem camisa para expor tatuagens e marcas.

Durante a madrugada, seis corpos também foram levados em uma Kombi até o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O veículo chegou em alta velocidade e deixou o local logo em seguida.

A megaoperação, que mobilizou policiais civis e militares, gerou impactos em toda a cidade e provocou comoção nacional diante da magnitude da letalidade registrada.

Texto/Fonte: G1