Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo
Friday, 23 de May de 2025 - 18:49:32
Moraes repreende Aldo Rebelo em audiência sobre tentativa de golpe e ameaça prendê-lo por desacato
TENSÃO EM DEPOIMENTO AO STF

Durante depoimento ao STF nesta sexta-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes repreendeu severamente o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, que foi convocado como testemunha de defesa do almirante Almir Garnier, investigado por suposta participação na tentativa de golpe de Estado articulada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A tensão começou quando Rebelo relativizou o peso da declaração de Garnier de que estaria "à disposição" de Bolsonaro. Segundo o ex-ministro, a frase deveria ser interpretada como uma "força de expressão" da língua portuguesa, o que irritou Moraes.

Ao ser interrompido pelo ministro, que exigiu que a testemunha se ativesse aos fatos e não emitisse juízos pessoais, Rebelo protestou contra o que chamou de “censura”. Moraes respondeu de forma direta: “Se o senhor não se comportar, o senhor será preso por desacato”.

Após o embate, Rebelo reafirmou que, por regra, nenhum comandante pode mobilizar tropas sozinho, sem passar pela cadeia de comando da Marinha. Moraes, no entanto, ponderou que Rebelo, sendo civil e historiador, não possui conhecimento técnico suficiente para responder plenamente à questão.

A audiência integra o processo que investiga o envolvimento da cúpula militar e política do governo Bolsonaro em um plano golpista. Também estão entre os réus o deputado Alexandre Ramagem e o general Braga Netto. O STF já ouviu outras autoridades militares, como os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, que confirmaram a existência de articulações para manter Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral de 2022.

Texto/Fonte: G1