Foto: Reprodução/Acervo Globo
Quarta, 21 de maio de 2025 - 16:07:57
Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou a primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo
MORRE A PRIMEIRA CUCA DA TV

Dorinha Duval, nome artístico de Dorah Teixeira, morreu aos 96 anos. A atriz foi a primeira intérprete da icônica personagem Cuca na série Sítio do Picapau Amarelo, exibida pela TV Globo. A notícia foi confirmada por familiares, que descreveram o momento como de "tristeza mas alívio". “Te amo”, escreveu uma neta da atriz em homenagem.

Nascida em São Paulo, em 21 de janeiro de 1929, Dorinha iniciou a carreira artística como cantora na década de 1940, se apresentando em casas noturnas e boates ao lado do pianista Moacyr Peixoto, irmão de Cauby Peixoto. Mais tarde, migrou para o rádio, atuando em diversas radionovelas.

Sua estreia na televisão foi na TV Tupi, no programa TV de Comédia, entre 1957 e 1959. Em 1969, ingressou na Globo, onde participou de novelas marcantes como Verão Vermelho, Selva de Pedra, O Bem-Amado, Irmãos Coragem e Minha Doce Namorada — estas últimas dirigidas por Daniel Filho.

Apesar da carreira promissora, Dorinha afastou-se da televisão no início dos anos 1980, após ser condenada a seis anos de prisão pelo assassinato de seu então marido, Paulo Sérgio Alcântara, com quem foi casada por seis anos. Ela cumpriu oito meses de prisão em regime semiaberto.

Nos anos seguintes, dedicou-se às artes plásticas, especialmente à escultura, afastando-se da vida pública.

A morte de Dorinha marca o fim de uma era para a televisão brasileira, especialmente para os fãs da primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, onde sua interpretação da vilã Cuca permanece como uma das mais lembradas da história da TV.

Texto/Fonte: G1