Foto: MPMT
Quarta, 27 de março de 2024 - 08:53:34
MP de Mato Grosso Cobra Ações Urgentes do Município de Sorriso para Reduzir Mortes no Trânsito
Urgentes do Município de Sorriso para Reduzir Mortes no Trânsito
Mato Grosso Cobra Ações Urgentes do Município de Sorriso

Em 2023, Sorriso, localizada a 420km de Cuiabá, registrou um total de 36 mortes em acidentes de trânsito, o equivalente a três óbitos por mês. Esses dados alarmantes, somados aos 1.846 acidentes de trânsito ocorridos no ano anterior, dos quais 913 resultaram em vítimas, têm preocupado as autoridades locais e mobilizado o Ministério Público de Mato Grosso a cobrar medidas urgentes para reverter essa triste realidade.

É sabido que os acidentes de trânsito geralmente são causados por imprudência, negligência e imperícia dos condutores, falhas na organização viária, utilização indevida de rotatórias e a ausência de campanhas educativas sobre segurança no trânsito. Diante desse panorama desafiador, as 1ª e 3ª Promotorias de Justiça Cíveis de Sorriso instauraram um inquérito civil para adotar medidas legais visando a melhoria da organização viária e a redução do número de acidentes e mortes no trânsito.

Os promotores de Justiça Márcio Florestan Berestinas e Carina Sfredo Dalmolin determinaram a realização de uma audiência pública para debater com a sociedade e o poder público municipal sobre os problemas enfrentados no trânsito, a necessidade de medidas preventivas e a urgência em diminuir os índices de mortalidade nas vias. Entre as providências exigidas, está a solicitação de informações escritas ao Município, num prazo de 15 dias, sobre as medidas em estudo para reduzir acidentes e mortes no trânsito.

Além disso, os promotores recomendaram a elaboração de um plano municipal de educação para o trânsito, de forma intersetorial e com a contribuição de profissionais especializados na área, bem como a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte para colaborar na busca por soluções que promovam a melhoria da mobilidade urbana.

Essas medidas, se implementadas de forma eficaz, têm o potencial de transformar o cenário viário de Sorriso, tornando-o mais seguro e consciente para todos os seus cidadãos. O Ministério Público continuará acompanhando de perto o desenvolvimento dessas ações, garantindo que a segurança no trânsito seja uma prioridade na agenda do município.

Texto/Fonte: Fonte: Roberto santos/Portal MTUOL com informações do MPMT