O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com os estoques em níveis baixos e pede à população que vá até a sede da unidade, em Cuiabá, para doar sangue. Os tipos O- e A- estão em estado de atenção, e o tipo O+ em alerta.
“Todos os tipos de sangue são importantes, mas no momento estamos precisando, principalmente, dos tipos A-, O- e O+. Por isso, pedimos que os doadores compareçam. O Hemocentro funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, sem fechar para o almoço”, explicou a diretora Gian Carla Zanela.
Ela reforça que doar sangue regularmente é essencial. “Doar sangue é um ato de salvar vidas. Com doações frequentes, conseguimos manter os estoques em dia e ajudar quem precisa de transfusão”, completou.
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem doar até quatro vezes por ano, com dois meses de intervalo. Já as mulheres podem doar três vezes por ano, com três meses de intervalo. O processo de doação é rápido, dura cerca de uma hora, e é seguro. A orientação é não estar em jejum – o ideal é fazer uma refeição leve antes.
Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, e pesar no mínimo 50 kg. Menores de idade (16 e 17 anos) precisam levar uma autorização assinada pelos pais ou responsável legal.
Em Sinop, as doações podem ser feitas na unidade de coleta anexa ao Hospital Regional.MT Hemocentro pede doações de sangue com urgência em Cuiabá.