Foto: Urna eletrônica – Foto: Antonio Augusto/TSE
Domingo, 07 de abril de 2024 - 16:32:55
Nova atualização em urnas eletrônicas beneficia eleitores com deficiência visual
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Letícia guiará os eleitores por meio de instruções básicas, indicando o início da votação, o cargo em disputa, confirmando os números digitados e o nome do candidato escolhido.

Nas próximas eleições municipais, as urnas eletrônicas contarão com uma atualização significativa para apoiar eleitores com deficiência visual na escolha de prefeitos e vereadores. A voz sintetizada, apelidada de Letícia, pertence a Sara Bentes, uma cantora de Volta Redonda (RJ), que possui deficiência visual. Esta inovação estará presente em todas as urnas eletrônicas durante o primeiro turno, em 6 de outubro, e no segundo turno, em 27 de outubro.

Letícia guiará os eleitores por meio de instruções básicas, indicando o início da votação, o cargo em disputa, confirmando os números digitados e o nome do candidato escolhido.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que, ao chegar à seção de votação, o eleitor com deficiência visual deve identificar-se à equipe de apoio, que ativará a função de voz na urna e fornecerá fones de ouvido para uso durante o voto na cabine eleitoral.

Segundo o TSE, a nova voz possui qualidades mais humanas, naturais e claras, melhorando significativamente a experiência de votação. Esta atualização representa um progresso em relação às urnas de 2000 a 2018, que embora anunciassem o cargo e os números dos candidatos, não forneciam o nome dos mesmos.

A melhoria segue uma recomendação da Organização Nacional de Cegos do Brasil, proposta em outubro de 2022 ao TSE.

Segurança das urnas eletrônicas

As urnas eletrônicas são dispositivos de processamento de dados que, juntamente com seu software, permitem a coleta e transmissão segura dos votos. Desde sua implementação no Brasil em 1996, esses equipamentos têm sido essenciais para a coleta de votos em todas as eleições, abrangendo uma ampla gama de cargos políticos. Ao longo de quase três décadas de uso, as urnas eletrônicas provaram ser seguras e livres de falhas ou vulnerabilidades a fraudes, conforme evidenciado por numerosos testes públicos de segurança, auditorias e verificações de resultados conduzidos por uma variedade de entidades credenciadas.

Texto/Fonte: AGÊNCIA BRASIL