Uma nova frente fria avança pelo país e já provoca queda acentuada nas temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. A massa de ar polar associada ao sistema avança lentamente e deve atingir com força estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e o sul de Minas Gerais, com marcas até 5 °C abaixo da média.
Segundo a Climatempo, geadas são previstas para todos os estados da região Sul nesta terça-feira (10). No sul do Rio Grande do Sul, as mínimas podem ficar entre 0 °C e 3 °C, com risco de danos a plantações. Santa Catarina e o sul do Paraná também devem registrar geadas, ainda que menos intensas.
A frente fria segue seu trajeto em direção ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo, onde há previsão de pancadas de chuva. Em São Paulo, o frio atinge todo o estado, com maior concentração de chuvas no litoral.
No Centro-Oeste, o tempo permanece firme, com sol entre nuvens. O Mato Grosso do Sul deve sentir mais os efeitos da frente fria, enquanto o Mato Grosso terá temperaturas mais amenas.
O Nordeste continua com chuvas no litoral, principalmente entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, além da faixa entre o Ceará e o Maranhão.
No Norte, há previsão de pancadas de chuva no oeste do Acre, Amazonas, centro-norte do Pará, Roraima e Amapá. Alerta de temporais foi emitido para o extremo norte do Amazonas, Roraima e norte do Amapá.