Foto: Redação com Decom
Quinta, 28 de março de 2024 - 14:21:46
Novo boletim alerta para aumento de casos de dengue em Sorriso
Novo boletim alerta para aumento
Casos de dengue em Sorriso

A Secretaria de Saúde de Sorriso divulgou nesta quinta-feira, 28 de março, o boletim 03/2024, que traz dados preocupantes sobre a incidência de dengue no município. Os números indicam um aumento significativo nos casos, sinalizando a necessidade de atenção e ação imediata por parte da população.

Segundo o boletim, o número de casos confirmados de dengue passou de 17 para 86 em pouco mais de um mês, representando um aumento alarmante. Além disso, foram registrados um caso de Zika em janeiro e dois casos de Chikungunya, um em janeiro e outro em fevereiro.

Os dados revelam também pontos críticos de infestação do mosquito Aedes aegypti em áreas como o Assentamento Jonas Pinheiro, Residencial São Francisco, Loteamento do Valo, Industrial Nova Prata e Fraternidade, onde os índices de infestação estão acima do aceitável pelo Ministério da Saúde.

“A colaboração de todos é essencial para interrompermos o ciclo de proliferação do mosquito”, destaca Taynná Vacaro, coordenadora de Vigilância em Saúde. Como parte dos esforços de prevenção, a Secretaria de Saúde pede à população que dedique dez minutos durante as atividades de confraternização da Páscoa para percorrer o próprio quintal, eliminando possíveis focos de reprodução do mosquito.

A preocupação vai além dos casos de dengue, pois o acúmulo de lixo nos quintais também representa um risco, abrigando animais peçonhentos. Claudete Damasceno, coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, ressalta a importância de eliminar esses focos de lixo para evitar não só a proliferação do mosquito, mas também outros problemas de saúde pública.

A equipe de saúde oferece orientações simples para evitar a proliferação do mosquito, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada e a verificação regular das calhas das residências. Além disso, a Prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de resíduos sólidos para ajudar na limpeza dos quintais e na prevenção da dengue.

Em meio aos esforços para conter a propagação da doença, a conscientização e a colaboração de cada cidadão são fundamentais para proteger a comunidade e garantir um ambiente saudável para todos.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redação com Decom