O novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, se reúne nesta sexta-feira (2) com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para tratar do ressarcimento a aposentados e pensionistas vítimas de um esquema de fraudes que desviou até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O encontro, que acontece na sede da AGU em Brasília, também contará com a presença de representantes da Dataprev.
A reunião segue determinação do presidente Lula, que prometeu processar associações envolvidas em cobranças indevidas e garantir a devolução dos valores aos beneficiários. As investigações da Polícia Federal apontam que entidades se passavam por associações de apoio a aposentados e faziam descontos mensais sem autorização, usando documentos falsos para associar ilegalmente os idosos ao sistema.
O esquema levou à queda do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e resultou no afastamento de servidores e na prisão de seis pessoas. Entre os investigados está Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", acusado de intermediar os desvios e lavar dinheiro por meio de empresas de fachada.