O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) em Mato Grosso registrou aumento de 208% nos últimos quatro anos, passando de 860 inscritos em 2021 para 2.647 em 2025. Entre os registros atuais, 462 correspondem a pessoas físicas e 2.185 a pessoas jurídicas. O crescimento evidencia a formalização do setor e o fortalecimento da infraestrutura turística, que conta hoje com 13.313 unidades habitacionais e 29.700 leitos no Estado.
O Cadastur é o registro oficial de pessoas e empresas que atuam no turismo e é obrigatório para atividades como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo (MEI). Outras atividades podem se inscrever de forma voluntária, usufruindo de benefícios como acesso a linhas de financiamento, capacitação profissional, apoio em eventos e maior credibilidade junto aos turistas.
Segundo Gláucia Regina da Silva, coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o aumento no número de cadastros demonstra que empresas estão reconhecendo a importância da formalização para expandir seus negócios. “Quando a empresa se cadastra no Cadastur, ela passa a fazer parte de um sistema que abre portas. Quanto mais empresas estiverem registradas, mais fortalecido e competitivo se torna o turismo em Mato Grosso”, afirmou.
O sistema de cadastro é totalmente online e pode ser acessado pelo endereço https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/