Foto: Facebook - Abílio Brunini
Thursday, 10 de April de 2025 - 13:32:49
O que fez o Prefeito de Cuiabá até agora?
PROMESSAS, DESAFIOS E POLÊMICAS

Abilio Brunini (PL) completou 100 dias como prefeito de Cuiabá nesta quinta-feira (10), enfrentando uma série de dificuldades desde o início da gestão.

Logo ao assumir o cargo, Abilio se deparou com uma dívida de mais de R$ 2 bilhões da prefeitura. Para tentar equilibrar as contas, prometeu cortar R$ 100 milhões em despesas consideradas desnecessárias e em contratos mal administrados nos primeiros três meses de governo.

No terceiro dia como prefeito, ele decretou calamidade financeira na cidade, determinou a redução de 40% nos gastos públicos e iniciou a revisão de contratos e licitações. Apesar das medidas, a meta dos cortes ainda não foi atingida, mas a previsão é que isso aconteça até o fim de abril.

Na área da mobilidade urbana, Abilio tentou cancelar o contrato com a empresa CS Mobi, que cuida do estacionamento rotativo da capital. No entanto, não conseguiu romper o acordo por causa da multa prevista no contrato, que é de alto valor. A Câmara Municipal abriu uma CPI para investigar possíveis irregularidades no contrato, que tem duração de 30 anos.

Outra promessa que ainda não saiu do papel foi a criação da Guarda Municipal Armada. A prefeitura aguarda uma decisão judicial sobre o uso de poder de polícia pela guarda antes de dar continuidade ao projeto, que ainda não tem prazo para começar.

O prefeito também anulou a reinauguração do Mercado do Porto, alegando que a obra ainda não estava concluída. Durante uma visita técnica ao local, ele decidiu afastar a Associação de Feirantes que geria o mercado, justificando que era preciso retomar a organização e garantir mais transparência na administração do espaço.

Texto/Fonte: G1