Foto: REUTERS/Kylie Cooper
Thursday, 25 de September de 2025 - 12:24:03
OMS desmente Trump e afirma que não há ligação entre uso de Tylenol na gravidez e autismo
PARACETAMOL E AUTISMO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (24) que não existem evidências científicas conclusivas que relacionem o uso de paracetamol durante a gestação ao desenvolvimento do autismo. O posicionamento foi divulgado após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associar o medicamento — conhecido comercialmente como Tylenol — ao transtorno em um pronunciamento feito ao lado do secretário de Saúde, Robert Kennedy Jr., conhecido por defender pautas antivacina e difundir teorias conspiratórias.

O paracetamol é considerado seguro para grávidas quando utilizado sob prescrição médica e representa uma alternativa ao ibuprofeno, que não é recomendado na gestação.

No podcast O Assunto, apresentado por Natuza Nery, especialistas destacaram a importância de combater a desinformação. A farmacêutica Laura Marise explicou que pesquisas não comprovam relação entre o uso do medicamento e o autismo, enquanto o médico Romulo Negrini, do Hospital Albert Einstein, reforçou que toda gestante deve buscar orientação profissional antes de tomar qualquer remédio.

Texto/Fonte: G1