Foto: ASSESSORIA
Domingo, 16 de abril de 2023 - 12:56:54
ONG Cirinho Sorrindo leva prevenção do câncer à 100 crianças do Projeto Social Bombeiros do Futuro
PROJETO SOCIAL
O objetivo é desmistificar o assunto entre os jovens, para que eles tenham conhecimento sobre o câncer, seus sintomas, tipos de tratamento e acolhimento social

A entidade atua fortemente na prevenção de todos os tipos de câncer. Neste final de semana foi a vez dos profissionais da ONG Cirinho Sorrindo atuar com cerca de 100 crianças e jovens no Projeto Social Bombeiros do Futuro, 18 edição.

A ação social acontece na 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM) Alves Daroit, da cidade de Sorriso-MT. Foram tratados os assuntos como: alimentação saudável, o uso abusivo de alimentos embutidos, corantes e o alto consumo de açucares, bem como dos refrigerantes; a ansiedade e o comportamento frente à doença; o acolhimento ao paciente e seu familiar; a aceitação da doença; o apoio incondicional ao doente, a fadiga, a depressão e demais assuntos correlacionados ao comportamento.

Outro assunto abordado foi o fortalecimento de vínculos familiares. As psicólogas Dra. Karlla Mariani e Dra.Gisele Souza, explanaram de forma lúdica as crianças, o quão é importante participarem de todas as fases de um tratamento oncológico de um familiar ou colega de escola, prevenindo ocorrências de situações de risco social.

Alunos do curso de Psicologia da Faculdade FACEM-Sorriso/MT, participaram atuando nas dinâmicas em grupo, como brincadeiras, jogos interativos e ao final fizeram a  entrega de chocolates e balas para todos os participantes.

Para a presidente da ONG Sra. Carla Pianesso, esse tipo de ação tem o condão de fortalecer o conhecimento entre todos; “ na verdade todos saem ganhando, os alunos que recebem vasto conhecimento sobre vários temas relacionados com o câncer, e os profissionais voluntários que  levam consigo o carinho de cada aluno atendido”.

Também relata Carla, que um dos objetivos da ONG é a atuação na prevenção do câncer, visando atingir o maior número de diagnóstico precoce.

Atuaram na ação oito monitores, e quatro Bombeiros Militares, que são responsáveis pela formação de cada pelotão.

Conforme o capitão D. Alves, esse ano serão duas edições do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF), uma no início do ano e outra no segundo semestre, com duração de quatro meses e disponibiliza 100 vagas cada. Os interessados em participar da do projeto poderão procurar a 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM) Alves Daroit, das 07h às 17h, para realizar a inscrição.

Para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão comparecer na Companhia munidos com cópias dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou RG, CPF, comprovantes de matrícula escolar e de residência e documento pessoal do responsável.

Ao integrar o projeto, durante quatro meses, as crianças recebem noções de primeiros socorros, combate à incêndios, prevenção de acidentes domésticos, boas maneiras, educação para o trânsito, moral e civismo, prevenção e combate ao uso de drogas, entre outras temáticas. As aulas são ministradas sempre aos sábados.

O projeto Bombeiros do Futuro é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Bombeiros Militares e empresários locais.

A 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar fica localizada na Avenida Luiz Amadeu Lodi, nº 470, no Jardim Alvorada.

 

Texto/Fonte: ASSESSORI
Galeria de imagens desta notícia