Durante os dias de Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães, entre 26 de julho e 3 de agosto, a Operação Lei Seca resultou na prisão de 11 pessoas por embriaguez ao volante. A ação foi realizada na MT-251 e contou com a participação de diversas forças de segurança pública, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).
De acordo com o balanço final divulgado pelo GGI, foram realizados 1.189 testes de alcoolemia ao longo das cinco edições da operação no período do evento. Desses testes, 51 resultaram em infrações por consumo de álcool, sendo 11 culminando em prisão. A operação também não registrou acidentes graves nem óbitos, fato considerado positivo pelas autoridades.
A coordenadora do GGI, tenente-coronel PM Monalisa Furlam, avaliou os resultados como indicativo de maior conscientização da população quanto aos riscos da combinação entre álcool e direção. “Os dados mostram uma mudança de comportamento. O número de infrações foi relativamente baixo diante da quantidade de testes, o que demonstra que a população está mais consciente. E, principalmente, não tivemos acidentes graves, o que mostra que o objetivo da operação foi atingido”, afirmou.
Ao todo, foram lavrados 164 Autos de Infração de Trânsito (AITs). As principais irregularidades identificadas foram: conduzir veículo com documentação irregular (79 autos), dirigir sob efeito de álcool (32), ausência de habilitação (12) e recusa ao teste de alcoolemia (8).
Durante a operação, 1.159 veículos foram abordados. Destes, 146 foram autuados e 91 acabaram removidos por apresentarem algum tipo de irregularidade.
A Operação Lei Seca é organizada pelo GGI/Sesp, com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Politec e Sistema Socioeducativo. A mobilização tem sido estratégica durante grandes eventos para garantir a segurança viária e preservar vidas.