A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (7) o lançamento do GPT-5, nova geração do modelo de linguagem usado no ChatGPT. Segundo a empresa, a atualização traz interações mais realistas, com maior reconhecimento das limitações do sistema e avanços significativos em tarefas de programação e uso autônomo da inteligência artificial.
A sigla GPT significa "Transformador Generativo Pré-treinado", modelo desenvolvido para simular o raciocínio humano. Nesta nova versão, o GPT-5 promete ser menos artificial nas respostas, abandonando o estilo excessivamente amigável do GPT-4o, reduzindo o uso de emojis e aprimorando a capacidade de acompanhamento e sutileza nas conversas.
Disponível a partir de hoje para todos os usuários, incluindo os que utilizam a versão gratuita do ChatGPT (com uso diário limitado), o GPT-5 traz uma série de melhorias. Entre os destaques está a redução das chamadas “alucinações” — quando a IA fornece informações imprecisas —, além de maior precisão na geração de códigos, especialmente em projetos de front-end. A OpenAI afirma que o sistema também está mais transparente ao admitir suas limitações e mais apto a explicar quando não pode cumprir determinada tarefa.
O modo agente da IA também recebeu melhorias e, agora, é capaz de executar etapas consecutivas de forma mais inteligente, antecipando explicações sobre suas ações. No campo da saúde, o GPT-5 foi descrito como a melhor geração até o momento, com maior capacidade de sugerir perguntas úteis, levantar preocupações e colaborar no entendimento de informações médicas — embora a OpenAI reforce que o sistema não substitui profissionais da área.
Outra novidade está na personalização visual da plataforma: será possível definir cores para as conversas, com mais opções disponíveis para assinantes.
Durante apresentação à imprensa, a OpenAI atualizou dados sobre o uso de suas tecnologias. O ChatGPT conta atualmente com cerca de 700 milhões de usuários semanais, incluindo 5 milhões de usuários corporativos. Já as APIs da empresa, utilizadas para integrar os modelos de linguagem a outros serviços, foram acessadas por 4 milhões de desenvolvedores. Com o lançamento, também estão disponíveis variantes como o GPT-5-mini e o GPT-5-nano, voltadas para diferentes níveis de demanda computacional.