Foto: PJC
Quinta, 28 de março de 2024 - 08:52:48
Operação conjunta em Chapada dos Guimarães detecta furto de energia em empreendimentos turísticos
Operação conjunta em Chapada dos Guimarães
Detecta furto de energia em empreendimentos turísticos

Autoridades em Chapada dos Guimarães deram início a uma operação nesta quarta-feira (27.03) para combater o furto de energia em estabelecimentos ao redor do Lago de Manso. A ação, realizada em parceria com a concessionária Energisa e a Politec, resultou na identificação de fraudes em seis medidores de energia em locais turísticos ao longo da estrada de Manso e em uma das marinas do lago.

A Delegacia de Chapada dos Guimarães, em colaboração com a concessionária de energia e a Politec, empreendeu uma ação conjunta nesta quarta-feira (27.03) para conter o furto de energia em empreendimentos localizados nas proximidades do Lago de Manso. Durante a fiscalização em estabelecimentos turísticos ao longo da MT-351 (estrada de Manso) e em uma marina do lago, foram identificados seis medidores de energia adulterados, resultando na constatação de fraudes. A perícia técnica estadual acompanhou as investigações nos locais fiscalizados.

Segundo o delegado Eugênio Rudy Jr., o inquérito teve início a partir das denúncias feitas pela concessionária de energia, que relatou diversas irregularidades nos medidores de consumo de energia nos empreendimentos da região do Manso.

O furto de energia é considerado crime de acordo com o artigo 155 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão e multa correspondente ao valor de toda energia consumida e não faturada. A adulteração do medidor constitui crime de estelionato.

A concessionária Energisa Mato Grosso revelou que a energia furtada em 2023 seria suficiente para abastecer o município de Juara, com uma população de 34,9 mil habitantes, por 17 meses. O total de 68 GWH gerou um prejuízo estimado em R$ 20 milhões em impostos para o estado. As ações para combater o furto de energia, conhecido como ‘gato’, foram conduzidas pela Energisa em colaboração com as forças de segurança de Mato Grosso.

Luciano Lima, gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, explicou que a concessionária tem monitorado e realizado fiscalizações no estado para regularizar os casos de desvios e ressaltou que as ligações clandestinas afetam a qualidade do sistema elétrico.

Texto/Fonte: Fonte: Yan Rocha/MTUOL com informações do PJC-MT