Uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro resultou em tiroteio no Complexo da Maré e na prisão de 12 pessoas ligadas ao Comando Vermelho (CV), nesta quinta-feira (2). A ação buscava conter a expansão da facção na Região Serrana.
Entre os detidos estão um sargento da Polícia Militar e um assessor da Prefeitura de Petrópolis, acusados de atuar como informantes do tráfico. O PM Bruno da Cruz Rosa, lotado no 20º BPM, foi preso em Três Rios e terá processo para possível expulsão da corporação. Já Robson Esteves de Oliveira, assessor especial da Prefeitura de Petrópolis, foi exonerado do cargo.
As equipes da 106ª DP (Itaipava), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Gaeco/MPRJ cumpriram 18 mandados de prisão e determinaram o bloqueio de cerca de R$ 700 mil em bens da organização. Parte dos alvos foi localizada na Maré, onde a Core usou blindados e dois helicópteros. Os agentes foram recebidos a tiros.
Segundo as investigações, Petrópolis funcionava como entreposto do CV para a distribuição de drogas e armas na Serra. O chefe regional da facção, Wando da Silva Costa, o Macumbinha, e seu braço direito, Luis Felipe Alves de Azevedo, não foram encontrados e são considerados foragidos.
???? Impactos
A operação afetou a rotina de moradores do Complexo da Maré:
30 unidades escolares municipais foram impactadas;
2 escolas estaduais precisaram ser fechadas;
uma Clínica da Família suspendeu totalmente o atendimento e outra interrompeu serviços externos.