Foto: Polícia Civil-MT
Thursday, 14 de August de 2025 - 14:24:36
Operação Datar cumpre 67 mandados e mira descapitalização do grupo
POLÍCIA CIVIL DESARTICULA GRUPO CRIMINOSO QUE MOVIMENTOU MAIS DE R$ 185 MILHÕES COM TRÁFICO DE DROGAS E LAVAGEM DE DINHEIRO

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14.8), a Operação Datar, para desarticular um complexo esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas. A ação cumpriu 67 ordens judiciais, incluindo sete mandados de prisão preventiva, 11 medidas cautelares diversas da prisão, 14 mandados de busca e apreensão, 19 bloqueios de contas bancárias e o sequestro de 16 veículos.

A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), identificou movimentações financeiras que ultrapassam R$ 185 milhões, realizadas por membros do grupo em Mato Grosso e outros Estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Parte dos recursos era fracionada e transferida entre contas de pessoas físicas e jurídicas para ocultar a origem ilícita do dinheiro.

O delegado André Rigonato destacou que a operação busca não apenas responsabilizar criminalmente os envolvidos, mas também interromper o fluxo financeiro do grupo, ampliando o combate ao crime organizado no Estado. O alvo principal já havia sido preso em investigação anterior, e a operação agora mira os demais integrantes.

A ação contou com apoio de diversas unidades da Polícia Civil de Mato Grosso, incluindo a Diretoria de Atividades Especiais (DAE), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e delegacias do interior, além de colaboração das Polícias Civis de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Batizada de Datar, em referência à palavra espanhola “fechar”, a operação visa dar encerramento ao grupo criminoso e integrar o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que intensifica ações contra facções em todo o Estado.

A Polícia Civil reforça a importância de denúncias da população para auxiliar no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, que podem ser feitas pelos números 197 e 181.

Texto/Fonte: Secom MT