Entre os dias 7 e 11 de julho, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), órgão delegado do Inmetro, fiscalizou 140 estabelecimentos em três municípios do estado durante a Operação Férias Seguras. A ação teve como objetivo principal assegurar que produtos e serviços comercializados estejam em conformidade com as normas técnicas, promovendo mais segurança aos consumidores especialmente neste período de maior circulação.
Em Cuiabá e Várzea Grande, os fiscais verificaram 30 locais, com atenção especial para itens muito usados durante as férias, como pneus e capacetes com selo de qualidade do Inmetro, que garantem maior proteção aos motociclistas. Oficinas que realizam conversão de veículos para gás natural veicular (GNV) também foram inspecionadas para garantir que estejam cumprindo as normas técnicas de segurança.
Durante a operação, foram apreendidos 29 pneus reformados para motocicletas, que são proibidos pela Resolução 158/2004 do Contran, a qual veda o uso de pneus remoldados ou reformados em ciclomotores, motocicletas e triciclos.
O diretor de Avaliação da Conformidade do Ipem, Bento Bezerra, reforçou a importância da conscientização dos consumidores. “Recomendo que os condutores não utilizem pneus reformados ou capacetes alterados e que realizem a manutenção do kit GNV apenas em empresas registradas no Inmetro”, alertou.
Em Tangará da Serra, a operação fiscalizou 81 estabelecimentos, com foco em balanças comerciais de restaurantes e padarias, totalizando 482 ações. Dez irregularidades foram encontradas, gerando notificações e medidas corretivas. Também foram feitas 23 vistorias em medidores de velocidade, sem identificação de irregularidades.
No interior do estado, foram inspecionados produtos pré-embalados, principalmente itens de higiene e limpeza, como detergente, sabão em pó, creme dental, sabonete e álcool em gel. Foram realizadas 68 ações, com análise de 884 produtos em 36 estabelecimentos, resultando em duas irregularidades e notificações a seis comércios.
A diretora de fiscalização do Ipem-MT, Marli do Nascimento, destacou a relevância da operação para prevenir riscos. “Intensificamos as ações para garantir que os produtos e serviços estejam dentro das normas técnicas, oferecendo mais segurança e confiança para a população”, concluiu.