A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (28) a operação Off-Road, para desmantelar uma associação criminosa especializada em fraudes com uso de dados cadastrais de clientes de grandes lojas, especialmente do setor de pneus e insumos agrícolas. A ação é coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em quatro cidades: 13 em Rondonópolis, dois em Cuiabá, um em Lucas do Rio Verde e um em Sorriso. A operação conta com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e delegacias das cidades envolvidas.
As investigações revelaram que o grupo criminoso acessava ilegalmente os dados de clientes, realizava compras em nome dessas pessoas e direcionava a entrega dos produtos — como pneus — para endereços ligados aos próprios fraudadores. Em um dos casos, pneus comprados com dados falsos em uma loja de Sinop foram retirados em lojas parceiras em Rondonópolis e revendidos ilegalmente em uma borracharia da cidade.
As vítimas só descobriam os golpes ao receberem cobranças por compras que jamais autorizaram. A polícia já identificou os responsáveis pela retirada e transporte dos produtos, bem como os locais de armazenamento e revenda da mercadoria fraudulenta.
Com base nas provas reunidas, o delegado Fábio Nahas solicitou os mandados judiciais cumpridos nesta quarta. As investigações continuam para ampliar o cerco aos envolvidos e identificar outras vítimas e crimes relacionados.