Foto: MTUOL
Quinta, 04 de abril de 2024 - 17:05:03
Operação Scam Office desarticula associação criminosa especializada em golpes cibernéticos
Operação Scam Office desarticula associação criminosa especializada em golpes cibernéticos
Especializada em golpes cibernéticos

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou nesta quinta-feira (04.04) a Operação Scam Office, visando o cumprimento de 10 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão domiciliar e autorização de acesso a dispositivos informáticos, contra uma associação criminosa dedicada a golpes na capital e região metropolitana. Até o momento, oito indivíduos foram presos.

Durante as investigações conduzidas pela Delegacia de Estelionato, cinco suspeitos foram identificados como integrantes da associação criminosa, responsável por aplicar golpes eletrônicos contra vítimas em Mato Grosso e em outros estados do país.

O escritório utilizado para perpetrar os golpes estava localizado em um condomínio de apartamentos em Várzea Grande. As apurações revelaram que, com os lucros provenientes dos golpes de estelionato eletrônico, os investigados adquiriram bens de alto valor, como veículos de luxo, imóveis e joias, além de ostentarem o patrimônio obtido ilegalmente nas redes sociais.

A Operação mobilizou todo o efetivo da Delegacia Especializada de Estelionato da Capital. Durante a ação, os policiais apreenderam veículos e um jet ski utilizados pelos investigados, adquiridos com o dinheiro proveniente dos crimes.

Segundo o delegado Marcelo Torhacs, responsável pelas investigações, a operação faz parte do programa de combate às associações criminosas especializadas em golpes cibernéticos da Delegacia Especializada de Estelionato.

“Os esforços concentrados têm como objetivo o combate ao estelionato eletrônico, em particular aos ‘escritórios de crimes’, em linha com a ação desencadeada na Operação ‘Novo Milênio’, no final de dezembro de 2023, quando quatro indivíduos foram detidos e o escritório desmantelado, resultando na apreensão de vários veículos e bens de valor”, explicou o delegado.

A investigação continuará nos próximos dias, com a análise dos dispositivos apreendidos e outras diligências necessárias para esclarecer os fatos.

O nome da operação, “Scam Office”, refere-se à modalidade em que a associação criminosa adquire ou aluga um imóvel para a prática dos crimes virtuais, funcionando como um “escritório de crimes”.

Texto/Fonte: Fonte:Helen Oliveira/MTUOL com informações do PJC