O g1 percorreu todas as atrações do Salão do Automóvel 2025 e selecionou dez modelos que devem movimentar o mercado — seja para quem pretende visitar o evento, seja para quem quer acompanhar o que chega às ruas nos próximos anos.
Apresentado como o SUV mais acessível da Jeep, o Avenger estreia no país posicionado abaixo do Renegade e será produzido em Porto Real (RJ). A proposta é disputar espaço com os SUVs compactos mais recentes, como Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Com acabamento simplificado para reduzir custos, o modelo oferece porta-malas de 380 litros — maior que o do Renegade — e traz:
Motor 1.0 turbo já usado em Pulse, Fastback e Peugeot 208;
130 cv de potência;
25 kgfm de torque;
Câmbio CVT.
O destaque fica por conta da central multimídia com ChatGPT integrado, recurso que segue tendência vista em concorrentes como o Volkswagen Tera.
A primeira picape da Kia ganhou evidência no estande da marca. Com visual quadrado e foco no uso pesado, a Tasman chega para enfrentar Ford Ranger e Toyota Hilux. Entre as características:
Motor 2.2 turbodiesel;
210 cv de potência;
45 kgfm de torque;
Tração 4x4 com reduzida;
Caçamba para 1.007 kg;
Capacidade de reboque de 3.500 kg.
A picape ainda está em processo de homologação, sem preço definido.
O primeiro SUV híbrido aventureiro da divisão de luxo da BYD traz uma proposta robusta, rivalizando com Jeep Wrangler Rubicon e Land Rover Defender. O interior aposta em três telas e design inspirado em correntes metálicas.
O B5, já à venda por R$ 436 mil, combina:
Motor 1.5 turbo a combustão + dois motores elétricos;
677 cv de potência;
76,6 kgfm de torque;
Tração 4x4.
Resultado da parceria entre Renault e Geely, o Koleos chega como híbrido completo, impulsionado por investimento de R$ 3,8 bilhões para adequar a fábrica paranaense a modelos eletrificados.
O SUV combina:
Motor 1.5 turbo de 150 cv;
Dois motores elétricos (82 cv e 136 cv);
Potência total de 245 cv;
Torque de 32,6 kgfm.
Com 4,78 m de comprimento e 2,84 m de entre-eixos, briga com utilitários de grande porte, como Toyota SW4.
O Avatr 11 marca o retorno da Changan ao país via Caoa. O SUV cupê, totalmente elétrico, oferece tração traseira de 308 cv e autonomia de até 730 km (ciclo chinês).
Entre os itens de conforto:
Três telas no painel;
Até duas geladeiras;
Três tetos solares;
Portas com acionamento elétrico.
Apresentado discretamente, o EO7 se destaca pela capacidade de se transformar em picape ao abrir a traseira, revelando uma pequena caçamba — solução que lembra, à distância, a engenharia da Tesla Cybertruck.
O modelo exibido conta com:
Dois motores elétricos;
598 cv de potência;
Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 s;
Bateria de 90 kWh;
Autonomia acima de 600 km.
Maior entre os SUVs da GWM à venda no Brasil, o Tank 700 segue a linha off-road da marca, porém com visual mais agressivo e menos quadrado que o Tank 300.
Ele traz:
Motor V6 biturbo + dois motores elétricos;
Potência combinada de 524 cv;
81 kgfm de torque;
Tração 4x4 com modos específicos para trilhas.
Com 5,09 m de comprimento e 3 m de entre-eixos, rivaliza com utilitários como BMW X7.
A única moto da lista surge como concorrente direta de touring de luxo, como Honda Goldwing e BMW K1600. A GWM levou ao evento o modelo para medir o interesse do público brasileiro.
Ela incorpora:
Motor boxer V8 de 2.000 cilindradas;
154 cv de potência;
Câmbio DCT de oito marchas;
Freios Brembo;
Painel touchscreen;
Sensores traseiros que ativam um detector de ponto cego.
Após 24 anos fora do mercado nacional, o Prelude retorna com linhas mais suaves que o Civic Type-R e um perfil acentuadamente esportivo, marcado pelo novo logotipo da Honda grafado por extenso.
O conjunto híbrido reúne:
Motor 2.0 a combustão + dois motores elétricos;
203 cv de potência;
32,12 kgfm de torque.
A suspensão e os freios seguem referências do Type-R, mas a Honda ainda não divulgou outros detalhes.
Entre os esportivos compactos, o GR Yaris roubou a cena. O hatch, menor que o GR Corolla, chega em 2026 ao Brasil e mantém o foco na performance, herança de seu desenvolvimento para o Mundial de Rali.
Ele entrega:
Motor 1.6 turbo de três cilindros;
300 cv de potência;
40,2 kgfm de torque;
0 a 100 km/h em 5,2 s;
Modos de tração com distribuição variável entre os eixos.