Foto: Vaticano
Quinta, 08 de maio de 2025 - 15:42:59
Papa Leão XIV, o cardeal Prevost, tem perfil discreto e reformista
CHAMADA HISTÓRICA: PRIMEIRO PAPA AMERICANO

O cardeal americano Robert Francis Prevost – hoje papa Leão XIV – foi eleito no segundo dia do conclave, conquistando 89 dos 133 votos. Ele sucede Francisco, falecido há 17 dias, e faz história como o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.

Prevost, 71 anos, tem formação sólida em teologia e direito canônico e é conhecido por evitar holofotes, sendo descrito como “moderadíssimo, discretíssimo” pela vaticanista Mirticeli Medeiros. Entrou na ordem dos agostinianos em 1985 no Peru, país onde construiu sua trajetória missionária e liderou a diocese de Chiclayo por nove anos.

Até a eleição, ocupava dois papéis-chave no Vaticano: prefecto do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Alinhado às reformas de Francisco, ele era visto como parceiro ideal para dar continuidade às mudanças legislativas na Igreja.

Em sua primeira mensagem na Praça São Pedro, Leão XIV saudou os fiéis em italiano e espanhol, ofereceu uma “bênção de paz” e declarou-se “filho de Santo Agostinho”, indicando suas raízes agostinianas. Ele agradeceu ao antecessor e encerrou recitando a Ave Maria, prometendo prosseguir o legado de Francisco.

Texto/Fonte: G1