Foto: Reprodução
Domingo, 17 de setembro de 2023 - 13:21:09
Para colocar na dieta! Veja benefícios incríveis do amendoim
CURIOSIDADES
Esta semana, foi celebrado o Dia do Amendoim, alimento oriundo da América do Sul que faz muito sucesso no Brasil

Esta semana, foi celebrado o Dia do Amendoim, alimento oriundo da América do Sul que faz muito sucesso no Brasil. Para surpresa de algumas pessoas, ele faz parte da família do feijão e pertence ao grupo das leguminosas. Entretanto, é comumente considerado como uma oleaginosa devido a sua semelhança na composição nutricional.

Mas a dúvida que impera é: faz ou não faz bem à saúde? Ajuda ou atrapalha o emagrecimento?

O alimento é fonte de gorduras, sendo predominantemente concentrado por gorduras boas,
como as monoinsaturadas (ômega 9) e poliinsaturadas (ômega 6), além de fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais.

PUBLICIDADE

Só por aí já podemos perceber que ele pode, sim, fazer parte de uma rotina saudável e, com o consumo em quantidades controladas, se tornar um excelente aliado da perda de peso.

A gordura abdominal é perigosa Getty Images

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer Getty Images

Exercícios

Praticar atividade física é essencial Pixabay

Mulher emagrecer

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais Tim Platt/Getty Images

mulher medindo barriga com fita métrica

Por isso, procure sempre manter a boa forma Alto Astral/Reprodução

Mulher bebendo suco detox

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás Getty Images

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento Getty Images

emagrecimento

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo Pixabay

A gordura abdominal é perigosa Getty Images

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer Getty Images

VoltarProgredir

1

12345678

 

Devido à ação antioxidante, principalmente pela presença dos fitoesteróis, auxilia
no controle do colesterol, reduz o envelhecimento precoce, além de combater de processos inflamatórios.

Se você quer perder alguns pontinhos na balança, só evite o exagero: 100 gramas do produto tem cerca de 600 calorias. Se associado a outros alimentos calóricos ou bebidas alcoólicas, o tiro sai pela culatra.

por taboola

Links promovidos

Você pode gostar

 

MetrópolesJojo Todynho mostra corpão após perder 10 kg com bariátrica

 

Esportes da SorteEsportes da Sorte! Jogue e Multiplique seu dinheiro.

 

MetrópolesAndressa Urach é internada para cirurgia de emergência

 

MetrópolesO choro de Maju Coutinho ao perder o chão e programa ser interrompido

 

Dra. Bianca - Especialista em EmagrecimentoTome 1 xícara antes de dormir e veja a gordura do corpo derreter

Caso a sua meta seja “secar”, 30 gramas do alimento, diariamente, é o suficiente para despertar benefícios no organismo. Por ser rico em gorduras saudáveis, ele ajuda a controlar os níveis do açúcar sanguíneo. Também pode colaborar com o ganho de massa muscular por oferecer um bom teor proteico.

Amigo do coração

Se ainda não está convencido a aderir ao item, uma pesquisa publicada na revista JAMA Internal Medicine apontou que o consumo de amendoim pode diminuir entre 23% a 38% as doenças cardiovasculares, reduzindo cerca de 17% a 21% a mortalidade pela doença.

Um ponto que deve ter atenção são as alergias, com riscos aumentados para indivíduos que já sofrem de algum tipo de alergia alimentar.

Sobre a forma de consumo, dá para investir na versão cru, torrado ou em pasta. Não se tratando de formulações com adição de açúcar, será vantajoso à rotina, já que preserva todo o teor de nutrientes.

Cuidados na hora da compra

Existe outro tipo de cuidado e, não menos importante, que é a hora da compra. Jaime Recena, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, destaca a criação do programa Pró-Amendoim, que visa garantir a segurança dos produtos, principalmente quanto aos riscos de contaminação por aflatoxinas.

Para quem não sabe, o alimento precisa de cuidados rigorosos quanto ao cultivo e manejo. Estocado de forma inadequada, o amendoim pode ser exposto à umidade, aumentando a proliferação de fungos causadores de doenças.

“As empresas de processamento, ao receberem o amendoim do produtor, fazem diferentes análises em laboratório para identificar microtoxinas. O produto selecionado vai para armazéns de estocagem, em temperaturas que variam de 0 a 10 graus. A umidade dos ambientes devem estar abaixo de 70%”, diz Recena.

A ABICAB só libera o selo de qualidade depois que uma certificadora vai ao local e garante que o produtor apresenta boas práticas no cultivo e manejo, certificando que a oleaginosa está livre da aflatoxina, composto tóxico encontrado em certos tipos de fungos.

Logo, é importante que o consumidor esteja atento aos cuidados de armazenamento do produto, evitando adquirir o alimento de fontes duvidosas ou não confiáveis.

O selo ABICAP, que certifica a qualidade das condições do produto, faz parte do programa Pró-Amendoim, e é concedido após uma série de testes rigorosos. Fique de olho no rótulo e procure por esse aval, presente no mercado há 22 anos.

Texto/Fonte: Thaiz Brito