O Banco Central anunciou que, a partir desta terça-feira (27), os usuários do Sistema Valores a Receber (SVR) poderão ativar o resgate automático de recursos esquecidos em bancos. A nova funcionalidade vale apenas para pessoas físicas que utilizam o CPF como chave PIX e tenham conta gov.br com nível prata ou ouro e autenticação em duas etapas.
Antes, era necessário fazer cada solicitação manualmente. Com a nova opção, os valores serão transferidos automaticamente para a conta vinculada ao CPF cadastrado, sem necessidade de aviso prévio por parte do BC. A adesão ao sistema automatizado é opcional.
A mudança, segundo o BC, visa facilitar o acesso dos cidadãos a recursos ainda não resgatados — que somam R$ 9,13 bilhões, segundo dados de março. Bancos que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo pedidos manuais, assim como valores de contas conjuntas.
O BC também informou que, a partir de dezembro, será possível bloquear a abertura de contas bancárias em nome do cidadão. A medida, prevista na Resolução BCB nº 475/2025, busca prevenir fraudes e permitirá reverter ou ajustar o bloqueio a qualquer momento pela plataforma “Meu BC”. As instituições financeiras passarão a ser obrigadas a consultar essa base antes de abrir novas contas.