Foto: TV Globo/Reprodução
Monday, 27 de October de 2025 - 11:15:17
Pesquisadores de Roraima identificam pegadas de dinossauros em rochas de Bonfim
DESCOBERTA PALEONTOLÓGICA NA AMAZÔNIA

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima confirmaram a presença de pegadas fossilizadas de dinossauros na cidade de Bonfim, no norte do estado, próximo à fronteira com a Guiana. As marcas, de diferentes tamanhos e formatos, estão preservadas em rochas areníticas e datam de aproximadamente 110 milhões de anos.

A descoberta foi notada pela primeira vez em 2011, quando o professor de geologia Vladimir de Souza observou um padrão incomum em um afloramento rochoso. Desde então, foram 14 anos de estudos até a confirmação de que as crateras eram, de fato, rastros de dinossauros.

Segundo o pesquisador, foram identificadas pegadas de espécies de porte variado, incluindo grandes dinossauros de até 10 metros e vestígios menores atribuídos a velociraptors. Até o momento, seis gêneros diferentes foram reconhecidos, mas os cientistas estimam que mais de 20 tipos de dinossauros tenham habitado a região.

Além das pegadas, o grupo encontrou fósseis vegetais que indicam a diversificação de plantas há milhões de anos, entre elas coníferas, samambaias e espécies com flores, que ajudaram a compor o bioma do lavrado — característico de Roraima.

Para o antropólogo Carlos Vieira, as transformações na vegetação da época oferecem pistas sobre a evolução da vida no continente. “As plantas se diversificaram muito. Passamos a encontrar desde pinheiros até samambaias”, explicou.

Os pesquisadores agora esperam que a área seja transformada em um parque geológico, voltado tanto à preservação científica quanto ao incentivo ao turismo. “Estamos expandindo a pesquisa e encontrando cada vez mais vestígios. Há muito ainda a ser estudado”, afirmou Vladimir de Souza.

Texto/Fonte: G1