O documentário “Poesia Documentada: Lute como Uma Gorda”, dirigido por Ju Queiroz em sua estreia como diretora, terá uma mostra exclusiva nesta terça-feira (28), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A produção foi contemplada pelo edital de Fomento Audiovisual Diretor Estreante da Secel/MT, por meio da Lei Paulo Gustavo, e aborda a gordofobia a partir da trajetória de Malu Jimenez.
Com 21 minutos de duração, o filme combina poesia, performance, artes plásticas, fotografia e sonoplastia para refletir sobre a invisibilização histórica de corpos gordos. Ju Queiroz destaca que o objetivo do documentário vai além de informar: “Precisamos olhar e ouvir o que as pessoas gordas têm a dizer. Meu papel é trazer visibilidade e colocar este corpo, tão marginalizado, num lugar de poder, num lugar central”.
A co-direção é de Rodrigo Zaiden, que também assinou roteiro e direção de performance. A produção executiva, com acessibilidade em libras, é de Caju Paschoalick, responsável também pela trilha sonora. A direção de produção é de Francieska Dinarte, e a produção de arte, de Tamii Gondo Lage. Ju Queiroz e João Pedro Regis comandaram a fotografia, enquanto Maria Rita Costa cuidou da montagem, colorização e finalização.
Sobre a protagonista
Malu Jimenez, protagonista e co-diretora do filme, pesquisa gordofobia há mais de 10 anos. Sua tese de doutorado, também intitulada “Lute como Uma Gorda”, defendida em 2020 na UFMT, se transformou em livro best seller. A parceria entre Ju e Malu começou com ensaios fotográficos no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que se tornaram referência visual para a tese e o livro.
A performance de Malu, realizada em espaços públicos de Cuiabá, buscou provocar debates sobre acessibilidade e os espaços nos quais corpos gordos não “cabem”. “São marcas e dores que, de alguma forma, estamos ressignificando, mas fazendo pensar também quais são os lugares que todo mundo não cabe. Já parou para pensar?”, questiona a pesquisadora.
Serviço:
Mostra exclusiva: terça-feira (28.10), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Ingressos: gratuitos, disponíveis pelo Sympla
Evento acessível em libras
O documentário também ficará disponível no YouTube (@Documentário-LuteComoUmaGorda) de terça (28) às 19h30 até quarta (29) às 19h30.