Foto: PJC
Quinta, 21 de março de 2024 - 08:13:00
Polícia Civil deflagra Operação Follow The Money contra lavagem de dinheiro do tráfico em Sinop
Polícia Civil deflagra Operação Follow The Money contra lavagem de dinheiro
Tráfico em Sinop

 

A Polícia Civil de Mato Grosso lançou nesta manhã (21/03) a Operação Follow The Money, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop. A ação visa o cumprimento de 136 ordens judiciais contra indivíduos envolvidos em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas no município. Entre as medidas estão 56 mandados de busca domiciliar, 60 prisões temporárias, 17 ordens de bloqueio bancário, dois sequestros de veículos, além da suspensão das atividades e doação de medicamentos de uma farmácia em Cuiabá.

As diligências se estenderam a cidades de três estados – Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul – abrangendo localidades como Alta Floresta, Colíder, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Peixoto de Azevedo, Abaetetuba e Campo Grande.

A investigação teve início após a apreensão de 400 tabletes de maconha em julho de 2022, realizada pela Derf de Sinop. A partir desse achado, foi desvendado um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas na região, envolvendo empresas fictícias e reais para dissimular a origem ilícita dos valores. Um DJ local foi identificado como responsável pelos repasses de dinheiro, direcionados também para a manutenção do luxo de familiares de líderes de uma facção criminosa estadual.

Os alvos da operação incluem familiares do líder da organização criminosa em Sinop, como esposa, cunhada e um irmão, além de buscas na cela do detento. Uma farmácia em Cuiabá, utilizada para lavagem de dinheiro, teve suas atividades suspensas judicialmente, com os medicamentos apreendidos sendo destinados à secretaria de saúde do município.

A ação mobilizou 92 equipes de delegacias da Polícia Civil, com apoio de diversas regionais e unidades especializadas, bem como suporte aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Cioaper). Delegados responsáveis pela operação concederão entrevista coletiva à imprensa na Delegacia Regional de Sinop às 9h30 desta quinta-feira.

Texto/Fonte: Fonte Helen Oliveira/ MTUOL com informações do PJC