Na manhã desta terça-feira (17), a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) iniciou a Operação Athena, que visa desmantelar um esquema criminoso na Empresa Cuiabana de Saúde Pública, da Prefeitura de Cuiabá. A operação inclui o cumprimento de 56 ordens judiciais, abrangendo buscas, apreensões, sequestro de bens e afastamento de funções públicas.
Os 16 mandados de busca e apreensão foram executados na Capital e em Várzea Grande, em endereços de investigados. As ordens judiciais também incluem o sequestro de imóveis e veículos, bem como o bloqueio de bens e valores totalizando mais de R$ 3,950 milhões.
Cinco servidores públicos, incluindo o diretor atual da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, foram afastados de suas funções. Os investigados estão sujeitos a outras medidas cautelares, como a proibição de manter contato entre si, acessar as dependências da Saúde de Cuiabá, deixar a comarca sem autorização judicial e a entrega dos passaportes.
Além disso, a empresa Lume Divinum Comércio e Serviços de Informática e seus representantes foram proibidos de firmar novos contratos com órgãos públicos, especialmente com o município de Cuiabá.
A operação também resultou na determinação para que a Administração Municipal de Cuiabá não realize novas contratações diretas para serviços de instalação e configuração de CFTV e controle de acesso, além de locação de impressoras, sem a realização de um processo licitatório.
A Operação Athena contou com o apoio das equipes da Diretoria de Atividades Especiais e da Diretoria Metropolitana da Polícia Civil.