Foto: Reprodução; Mário Agra/Câmara dos Deputados
Thursday, 17 de July de 2025 - 18:04:13
Polícia Federal apura uso irregular de emendas envolvendo Codevasf e familiares do deputado Elmar Nascimento
PF INVESTIGA DESVIO DE EMENDAS PARLAMENTARES NA BAHIA

A Polícia Federal investiga o uso irregular de emendas parlamentares repassadas pelo deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), em uma operação que mira familiares do parlamentar, mas não o próprio deputado. Entre os investigados estão o ex-presidente da Codevasf Marcelo Andrade Pinto, além do irmão de Elmar, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, prefeito de Campo Formoso (BA), e o primo, vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, também da cidade baiana.

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de manipulação de licitações e desvios de recursos públicos, com pagamento de propina, além de tentativas de obstrução das apurações. Durante buscas na casa do vereador Francisco Manoel, a PF encontrou dinheiro em espécie guardado dentro de um sapato. O valor não foi apreendido por ser inferior a R$ 10 mil, mas o vereador terá de explicar a origem do dinheiro à Justiça.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Brasília, Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João (BA) e Petrolina (PE), todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a Codevasf afirmou que mantém compromisso com a investigação e ressaltou que os convênios firmados com o município passam por auditorias e que cabe à prefeitura realizar licitações e executar obras. A empresa reforçou que não participa de licitações nem mantém relações diretas com as empresas contratadas pelos municípios.

A operação destaca o combate a fraudes em recursos públicos e reforça o papel das autoridades na fiscalização de emendas parlamentares e contratos administrativos.

Texto/Fonte: G1