Na zona rural de Nova Guarita, município a 676 km de Cuiabá, policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) fecharam um garimpo ilegal nesta segunda-feira (28). Na ação, que integra a Operação Tolerância Zero e contou com o apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), quatro motobombas foram inutilizadas e uma espingarda calibre 36, com um cartucho intacto, foi apreendida. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou localizado.
As equipes da Polícia Militar encontraram no local diversos equipamentos usados para extração ilegal de minério, como motobombas e dispositivos de dragagem. A espingarda foi localizada próxima a um barraco improvisado em meio à vegetação. As motobombas não puderam ser removidas e, por isso, foram destruídas. A arma e a munição foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Peixoto de Azevedo para os procedimentos legais.
Este é o quarto garimpo ilegal desarticulado pela Polícia Militar em Mato Grosso em apenas oito dias. Na semana passada, operações semelhantes ocorreram nos municípios de Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte, onde diversos equipamentos, entre motobombas, materiais de dragagem e combustível, foram apreendidos e inutilizados, também devido à impossibilidade de remoção. Em todas as ações, nenhum suspeito foi preso ou localizado até o momento.
A Polícia Militar reforça que a população pode colaborar com denúncias anônimas para auxiliar no combate a essas atividades ilegais em todo o Estado. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 ou pelo disque-denúncia 0800.065.3939, garantindo sigilo absoluto aos informantes.