A 40ª edição das Olimpíadas da Polícia Militar de Mato Grosso começou nesta segunda-feira (24.11), em Cuiabá, reunindo atletas dos 15 Comandos Regionais. A programação segue até sexta-feira (28), com modalidades coletivas e disputas específicas das categorias militares. A abertura ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral, onde as delegações participaram da solenidade marcada pelo acendimento da pira olímpica, conduzido pela coronel Grasielle Paes, representante do 4º Comando Regional — vencedor da última edição.
Nesta edição, nove delegações concorrem: o Quartel do Comando-Geral (QCG); 1º Comando Regional (Cuiabá); 2º Comando Regional (Várzea Grande) e Ciopaer; 3º, 9º e 15º CRs (Sinop, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo); 4º e 11º CRs (Rondonópolis e Primavera do Leste); 5º, 10º e 13º CRs (Barra do Garças, Vila Rica e Água Boa); 6º e 12º CRs (Cáceres e Pontes e Lacerda) e o Gefron; além do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e da Casa Militar. As equipes disputam provas como futebol masculino, futsal feminino, vôlei de areia, natação, cabo de guerra, tiro esportivo, abordagens e pega-ladrão, além das modalidades recém-incorporadas: beach tennis, sinuca, jiu-jitsu, basquete 3x3 e provas de aptidão física. Somam-se ainda os resultados da 25ª Corrida Homens do Mato, realizada no domingo (23).
Ao declarar oficialmente aberta a competição, o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que o evento ocorre no ano em que a corporação celebra 190 anos. Ele ressaltou que as Olimpíadas representam mais do que disputas esportivas, funcionando como espaço de reencontros, integração institucional e descoberta de novos talentos, além de reforçar valores como cooperação e superação.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, também participou da solenidade, elogiando o evento e ressaltando o clima de celebração vivido pela instituição. Ele destacou que a PMMT vive um ciclo positivo, com mais de 1.200 soldados prestes a serem promovidos, e pontuou o reconhecimento ao trabalho diário dos policiais.
Devido à reforma do Quartel do Comando-Geral, a maior parte das competições está sendo realizada no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado (Sint Contas). O local também sediará a cerimônia de encerramento, marcada para a noite de sexta-feira (28).