A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (26) 11 integrantes de uma quadrilha investigada por desviar R$ 250 mil de uma agência de cooperativa em Campo Grande (MS). A ação, batizada de Operação Euterpe, foi deflagrada em conjunto por forças policiais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo as investigações, o grupo criminoso, autodenominado “Tropa de Cuiabá”, também aplicou golpes milionários em jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro, entre eles Gabriel Barbosa (Gabigol), do Cruzeiro, e Walter Kannemann, do Grêmio.
O esquema consistia na abertura de contas bancárias falsas em nome das vítimas, com posterior pedido de portabilidade dos salários. Assim que os recursos eram transferidos, os criminosos realizavam saques, compras e transações para pulverizar o dinheiro, dificultando o rastreamento.
De acordo com a polícia, o grupo ainda usava parte dos valores para patrocinar músicas de funk, ostentar ganhos e atrair novos integrantes. As investigações indicam que mais de R$ 1 milhão foi movimentado em nome de terceiros, com parte do dinheiro chegando a Porto Velho e Cuiabá.
Os presos devem responder por fraude eletrônica, falsificação documental, uso de identidade falsa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, crimes que, somados, podem resultar em mais de 30 anos de prisão.