Vance Boelter, de 57 anos, foi preso neste domingo (15) como principal suspeito do assassinato da deputada Melissa Hortman e de seu marido, além de ferir o senador estadual John Hoffman e sua esposa, em Minnesota, Estados Unidos. Após os ataques, Boelter fugiu a pé, dando início à maior caçada humana da história do estado, que mobilizou centenas de agentes e orientou moradores a permanecerem em casa.
Segundo a denúncia criminal do Condado de Hennepin, Boelter responde por duas acusações de homicídio doloso em segundo grau e duas de tentativa de homicídio doloso, podendo pegar até 40 anos de prisão. Durante a fuga, policiais revistaram o SUV do suspeito e encontraram três fuzis AK-47, uma pistola 9 mm e uma lista com nomes e endereços de outros funcionários públicos.
A polícia localizou Boelter na cidade de Green Isle, com o apoio de mais de 20 equipes da SWAT e aeronaves de vigilância. O suspeito, que possui treinamento militar e trabalha para uma empresa de segurança, estava armado, mas se rendeu sem resistência. “O suspeito rastejou até as equipes policiais e foi preso sem uso de força”, informou o tenente-coronel Jeremy Geiger.
As autoridades ainda investigam o motivo do crime. A suspeita é que Boelter tenha se passado por policial para se aproximar das vítimas. Tanto Hortman quanto Hoffman foram eleitos pelo Partido Democrata. O senador John Hoffman já passou por cirurgia e está em processo de recuperação.