Foto: Eduardo Nicolau/Estadão
Quinta, 08 de dezembro de 2022 - 09:55:06
Por que 8 de dezembro é feriado em parte do País? Data celebra a Imaculada Conceição
Nossa Senhora da Conceição
Ao menos 12 capitais e dois Estados reconhecem a data como feriado religioso. Em São Paulo, mais de uma dezena de cidades tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira

Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, tem seu dia, 8 de dezembro, comemorado em quase todo o Brasil. A data celebra a Imaculada Conceição, dogma da Igreja Católica que versa sobre a concepção de Jesus no ventre da Virgem Maria. Embora a data não seja feriado nacional, muitas cidades, inclusive doze capitais, e até alguns Estados param as atividades para celebrar a Virgem da Conceição.

No Amazonas, o 8 de dezembro é feriado estadual, pois Nossa Senhora da Conceição é padroeira tanto do Estado, como da capital Manaus. A catedral metropolitana de Manaus, dedicada à santa, realiza na quinta-feira, 8, uma programação festiva que inclui procissão com a imagem e missa campal.

É feriado estadual também no Maranhão. Na capital, São Luís, embora a padroeira seja Nossa Senhora da Vitória, o dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado municipal. A Virgem é lembrada em todas as celebrações religiosas.

O calendário brasileiro possui nove feriados nacionais: 1º de janeiro (Confraternização Universal); Paixão de Cristo (data variável); 21 de abril (Tiradentes); 1º de maio (Trabalhador); 7 de setembro (Independência); 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil); 2 de novembro (Finados); 15 de novembro (República) e 25 de dezembro (Natal).

Já os pontos facultativos são datas comemorativas que sucedem ou antecedem algum feriado oficial, mas não são feriados.

Um exemplo é o carnaval, que tem a terça-feira como feriado todos os anos apenas no Rio de Janeiro, por força de lei estadual. Nos demais Estados, são baixados decretos considerando os dias de folia como ponto facultativo, ou seja, as pessoas não são obrigadas a comparecer ao trabalho. O Corpus Christi, em junho, também é ponto facultativo.

Em Recife, capital de Pernambuco, o 8 de dezembro é feriado municipal. A data encerra a famosa Festa do Morro da Conceição, com dez dias de celebrações dedicadas à Virgem Maria.

Este ano, acontece a 118ª edição da festa religiosa. Como nas cidades da Grande Recife, o expediente é normal, o comércio do centro da capital, inclusive os shoppings, funcionam normalmente. Também é feriado em Salvador, onde a homenageada é Nossa Senhora da Conceição da Praia.

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, comemora seu aniversário dia 12 de dezembro, mas o feriado municipal é dia 8 de dezembro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Em Belém, no Pará, a data é feriado municipal celebrado com missas e procissões.

Outras capitais brasileiras – Boa Vista (Roraima), Macapá (Amapá), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Aracaju (Sergipe) e Teresina (Piauí) também consideram o 8 de dezembro feriado municipal. Em Cuiabá, que tem a Virgem como padroeira, dia 8 será ponto facultativo este ano.

Em São Paulo, mais de uma dezena de cidades tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira, entre elas as duas mais populosas, depois da capital.

Em Guarulhos, o dia de Nossa Senhora, feriado municipal, marca também o aniversário da cidade que, este ano, completa 462 anos. Em Campinas, onde a data também é feriado, a catedral metropolitana é dedicada à Conceição. As cidades de São José do Rio Preto, Piracicaba e Presidente Prudente, que estão entre as principais do interior, transformaram a data em feriado.

Pequenas cidades também comemoram com feriado e festas o dia de Nossa Senhora da Conceição. Em Pereiras, o aniversário da cidade, que antes era no dia 8 de dezembro, foi mudado para 11 de agosto, mas o feriado foi mantido no dia em que se comemora a padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Dia 8 de dezembro é feriado também em Guararapes Brodowski.

Em todo o País, são centenas as cidades que adotaram Nossa Senhora da Conceição como padroeira e tornaram o dia 8 de dezembro um feriado para a celebração. Apenas no Estado de Pernambuco são 48 e no Ceará, 35.

Texto/Fonte: Estadão.