Foto: Reprodução
Sábado, 19 de agosto de 2023 - 16:15:23
Por que o serviço secreto brasileiro usa um aplicativo como o seu para trabalhar
CURIOSIDADES
A Abin tem um sistema próprio de comunicação, mas seus agentes preferem o WhatsApp — e isso não é uma piada

As investigações sobre os ataques de 8 de janeiro vêm expondo, mais uma vez, o amadorismo de alas relevantes da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência.

Há fartas evidências de que a cúpula do serviço secreto brasileiro tinha indicações do que estava por vir e pouco fez para evitar que hordas extremistas invadissem as sedes dos três poderes da República.

Muito disso está explícito em trocas de mensagens mantidas entre a direção da Abin e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o GSI, ao qual a agência estava vinculada até o início do atual governo.

Depoimentos prestados, por exemplo, à CPI mista aberta no Congresso para apurar os ataques já trouxeram detalhes dessas comunicações. Parte delas, às vésperas das invasões, se deu entre o então chefe da Abin, Saulo Moura da Cunha, e ninguém menos que o ministro do GSI à época, o agora notório general da reserva Gonçalves Dias.

O mais curioso é que as trocas de mensagens, com informações coletadas em campo pelos agentes da Abin, ocorreram por meio de… WhatsApp. Sim, parece piada, mas o serviço secreto brasileiro tem por hábito usar o WhatsApp mesmo quando estão trocando informações sensíveis relativas ao trabalho que desempenham.

É mais um sintoma da atuação precária da agência, que, em tamanho e em resultados, nem de perto se iguala às suas congêneres de países com a mesma estatura do Brasil.

A opção pelo WhatsApp é especialmente ilustrativa do amadorismo reinante porque a Abin tem, já faz algum tempo, um sistema próprio de mensagens feito para rodar em seus telefones funcionais — teoricamente, à prova de interceptação — que deveria ser utilizado nessas situações, mas é solenemente ignorado.

 

 

 

Batizado de Athena, o aplicativo foi desenvolvido internamente e, para além do emprego no trabalho dos agentes em atuação aqui no país ou mesmo no exterior, deveria ser usado, também, pelo presidente da República e por ministros do governo em situações nas quais é preciso se comunicar por um meio seguro.

Não é um sistema tão amigável e funcional quanto o WhatsApp e só funciona em telefones celulares com sistema operacional Android, mas tem a vantagem de ser protegido por uma criptografia da própria Abin, o que garante a proteção e, teoricamente, até o controle do fluxo das informações que por ali transitam.

Acontece que, na prática, o aplicativo não costuma ser utilizado sistematicamente, embora de tempos em tempos haja orientação interna nesse sentido.

Procurada, a Abin preferiu não responder as perguntas da coluna sobre o assunto.

Texto/Fonte: Rodrigo Rangel