Foto: Reprodução
Quarta, 20 de abril de 2022 - 16:11:28
Prédios públicos passam a contar com videomonitoramento em Sorriso
VIDEOMONITORAMENTO

Os prédios públicos do Distrito de Primavera estão contando, desde a semana passada, com equipamentos de videomonitoramento. As câmeras de segurança estão sendo instaladas por uma empresa contratada por meio de licitação e também serão colocadas em diversos outros prédios públicos da Prefeitura, tanto nos distritos quanto na sede do Município de Sorriso.

Para a aquisição de todos os equipamentos necessários para o processo de vigilância remota, a Prefeitura investiu mais de R$190 mil. Ao todo, foram adquiridas 199 câmeras de segurança, 43 gravadores, 26 discos rígidos (HDs) para o armazenamento das imagens, 14 no breaks e nove racks.

O serviço de instalação foi orçado em um total de R$ 285 mil, mas o pagamento é feito aos poucos, de acordo com os pontos que são instalados. Como toda licitação, vale lembrar que o que não for utilizado, não é pago.

A ideia, explica o secretário de Administração, Estevam Calvo, é garantir mais segurança a servidores e demais cidadãos que frequentam os prédios públicos, além de inibir qualquer tipo de prática ilícita no prédio e em proximidades, como ações de depredação, por exemplo. “Sempre que se fizer necessário, poderemos acessar o arquivo dos equipamentos, e assim ajudar a elucidar qualquer tipo de ocorrência”, explica o secretário, reforçando que seguem mantidos os servidores terceirizados que atuam como vigilantes.

“O videomonitoramento é um recurso que, pouco a pouco, passa a fazer parte da realidade de nossos prédios públicos, que são um bem coletivo, geridos com recursos públicos e voltados ao atendimento do cidadão, e este recurso entra como um reforço ao serviço que já é feito por vigilantes”, acrescenta.

O serviço de instalação, operação e manutenção é acompanhando diretamente pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI), que reitera que, além do Distrito de Primavera, os novos equipamentos já estão instalados em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), unidades de saúde, ginásios, unidades da Assistência Social (como o Conselho Tutelar, por exemplo), unidades administrativas e no Aeroporto Regional Adolino Bedin.

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura