Foto: Redação com Decom
Quinta, 28 de março de 2024 - 14:24:32
Prefeito de Sorriso busca credenciamento da Clínica de Tratamento Renal pelo SUS
Prefeito de Sorriso busca credenciamento
Clínica de Tratamento Renal pelo SUS

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, esteve em Brasília no último dia 27 de março em uma reunião no Ministério da Saúde, onde pautou a necessidade urgente do credenciamento da Clínica de Tratamento Renal construída pelo município. Essa iniciativa visa garantir o acesso dos pacientes ao tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aliviando assim os custos que recairiam sobre o município.

Durante o encontro, Lafin ressaltou que inicialmente a prefeitura assumirá os custos mensais estimados em R$ 300 mil, mas solicitou ao Ministério da Saúde que avalie a possibilidade de credenciar a clínica pelo SUS, uma vez que o serviço de hemodiálise é de alto custo e não deve ser uma obrigação municipal.

O projeto da Clínica de Tratamento Renal conta com o apoio da equipe do Instituto Nefrológico Ltda, que já visitou as instalações para ajustes finais. O centro atenderá inicialmente 44 pacientes, sendo 20 de Sorriso, além de pacientes de municípios vizinhos como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

“A busca pelo credenciamento visa amenizar o sofrimento dos pacientes que precisam enfrentar longos deslocamentos semanais para receber tratamento. Agradeço o apoio do Legislativo, em especial ao vereador Leandro Damiani, que tem sido fundamental nessa causa”, destacou o prefeito.

Além da busca pelo credenciamento da clínica, o prefeito também esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o plano de acesso da rodovia à área urbana. Ari enfatizou a importância de viabilizar um anel viário da BR-163 e a construção de uma ponte sobre o Rio Lira para garantir a segurança dos moradores e empresas instaladas na região.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redação com Decom