Foto: Reprodução/TV Globo
Tuesday, 19 de August de 2025 - 14:25:37
Prefeitura de São Paulo arrecada R$ 1,6 bilhão em leilão da Operação Urbana Faria Lima
RECURSOS PARA HABITAÇÃO E INFRAESTRUTURA

A Prefeitura de São Paulo arrecadou R$ 1,6 bilhão em novo leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) da Operação Urbana Faria Lima, realizado nesta terça-feira (19). O montante, o maior já obtido em leilões desse tipo, será destinado principalmente a obras de habitação popular, reurbanização de favelas, melhorias de infraestrutura e construção de equipamentos públicos.

Segundo a gestão municipal, entre 60% e 70% dos recursos deverão ser investidos em Paraisópolis, com a construção de uma grande avenida, a extensão da Avenida Hebe Camargo até o entorno da estação Morumbi do Metrô, moradias populares para cerca de 3 mil famílias e obras de saneamento básico.

Além das intervenções em áreas de vulnerabilidade social, o dinheiro também financiará projetos na própria região da Faria Lima, incluindo o prolongamento da avenida até a dos Bandeirantes, a requalificação do Largo da Batata, melhorias na Avenida Santo Amaro, implantação de ciclovias e equipamentos públicos, além de estudos para a criação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O certame foi marcado pelo forte interesse do mercado imobiliário, especialmente após a ampliação da Operação Urbana para a área conhecida como “buraco da Faria Lima”, na Vila Olímpia, que passou a permitir prédios mais altos. Para regularizar construções acima do limite permitido pelo zoneamento e destravar obras embargadas, como o edifício de luxo St. Barths, construtoras dependem da compra dos Cepacs.

Texto/Fonte: G1