Foto: Assessoria
Terça, 20 de dezembro de 2022 - 13:10:57
Prefeitura e forças de segurança organizam equipe para garantir fim de ano com som nos limites
Trabalho conjunto
Denúncias de som alto podem ser feitas pelo 3545 8379 e pelo 99668 2034

Festejar, reunir a família, juntar os amigos, viver a alegria do Natal, celebrar com entusiasmo a conclusão de um ciclo e dar início a uma nova etapa, recheada de oportunidades.  Pois bem, que este período de “virada do ano” é repleto de festas já é fato. O que também precisa ser consolidado é outro fato: que o direito de um termina quando começa o direito do outro.

Sabe o som da festa? Então, ele não pode prejudicar o direito do vizinho ao descanso. Fogos de artifício? Só se for os “sem estampido”, em que o destaque seja o brilho das luzes no céu. Sim, estamos falando de perturbação do sossego. Para garantir um fim de ano tranquilo, a Administração Municipal estabeleceu parceria com a Polícia Militar, assim como a Polícia Judiciária Civil (PJC) e já organizou uma força tarefa, que, neste período de festas, estará de plantão das 21h às 3h da manhã até o 1.º de janeiro de 2023.

Participarão da equipe que estará a postos para garantir que “a alegria de uns não seja o sofrimento de outros”,  representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), da Guarda Municipal de Trânsito (GM) e da Polícia Militar (PM). Havendo necessidade, os infratores serão encaminhados à Polícia Judiciária Civil, pois o  “som alto”, que interfere no descanso dos vizinhos, também configura poluição ambiental.

A organização da força-tarefa ocorreu durante uma reunião na tarde desta segunda-feira (19 de dezembro). Participaram da discussão do tema, junto ao prefeito Ari Lafin, e ao vice, Gerson Bicego, o delegado-titular da PJC de Sorriso, Eugênio Rudy e o comandante da PM no Município, tenente-coronel Jorge Almeida. Os secretários municipais Hilton Polesello (Governo) e  José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), assim como o coordenador no NIF, Reinaldo Nunes, o fiscal Flávio Leal de Oliveira e o GM Jessé Ferreira Barros também integraram o grupo de trabalho.

Em 2021, a GM registrou 4.932 ocorrências de perturbação do sossego. Neste ano, de janeiro até novembro, o número chegou a 2.648 registros. “Os números apontam uma redução quase que pela metade e esperamos que continue decrescendo, no entanto, a intenção é sempre zerar estes índices, pois, para muitas pessoas, como autistas, crianças pequenas, idosos, acamados, e também para os animais, o som alto é extremamente agressivo e pode trazer um grande sofrimento”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

As denúncias podem ser feitas via Guarda Municipal. Anote os telefones: 3545 8379 e 99668 2034. Nestes mesmos contatos também podem ser informados acidentes e outras ocorrências ligadas ao trânsito.

Texto/Fonte: Decom