Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Terça, 11 de julho de 2023 - 08:08:49
Prepare-se: nova frente fria chega a MT e derruba temperatura para 13°C
FRENTE FRIA
Na sexta-feira (14) os termômetros devem marcar mínima de 14°C e máxima de 26°C, segundo informações do Climatempo

Ainda que nesta semana o calor predomine em Mato Grosso, uma rápida frente fria deve derrubar as temperaturas a partir de quinta-feira (13). De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, essa semana níveis de umidade do ar entre 11% e 30% vão continuar sendo observados e os termômetros podem marcar mínima de até 13°C no próximo sábado (15).

Sem previsão de chuvas, essa semana uma forte massa de ar seco vai continuar a predominar sobre Mato Grosso, mantendo o estado ensolarado e muito seco. Cuiabá deve registrar máximas de 35°C e 36°C ao longo da semana, sendo uma das capitais mais quentes do país.

No entanto, conforme Pegorim, a partir de quinta-feira (13) uma frente fria deve avança na região Centro-Oeste do país.

“Em Mato Grosso, o que se espera é um aumento de nebulosidade nas áreas do centro-oeste e sul do estado, talvez alguma chuvinha muito passageira em áreas muito próximas da divisa com Mato Grosso do Sul. Não há expectativa de chuva para Cuiabá, mas vai entrar vento frio”, explica a meteorologista

De acordo com a previsão, na sexta-feira (14) a temperatura vai ter uma acentuada queda em áreas do centro-oeste e sul do estado. Os termômetros devem marcar mínima de 14°C e máxima de 26°C, segundo informações do Climatempo.

Tempo seco

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a umidade ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

O tempo seco provoca o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando as pessoas mais vulneráveis a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.

Com isso, alguns cuidados são importantes para se ter no período além, é claro, de caprichar na hidratação: evitar desgaste físico nas horas mais secas (entre 12h e 18h) e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Texto/Fonte: Primeira Página.