Foto: REPRODUÇÃO/ Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segunda, 11 de dezembro de 2023 - 09:07:23
Previsão do tempo: semana tem frente fria chegando ao Sul e temporais no Sudeste; confira
11 A 15 DE DEZEMBRO
Saiba como vai se comportar o tempo nas regiões brasileiras, de acordo com a meteorologia

Veja como ficam as condições do tempo no período de 11 a 15 de dezembro em todas as regiões do Brasil.

Sul

A segunda-feira (11) será ensolarada em todas as áreas da região, com temperaturas máximas em torno de 30 ºC. A janela de tempo firme deve durar a semana inteira em Santa Catarina e no Paraná, favorecendo os trabalhos em campo e o tratamento fitossanitário.

CLIMA

Frente fria: Sudeste e Centro-Oeste têm risco de temporais; veja previsão do tempo para hoje

Há tendência de mudança somente na quinta-feira (14) no centro sul do Rio Grande do Sul, quando uma nova frente fria deve chegar ao estado. Ela vai atuar até sexta-feira (15), provocando temporais com risco para queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h.

A frente fria deve se deslocar para o oceano e não deve chegar na porção norte do Rio Grande do Sul.

Sudeste

A semana começa com temporais em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-sul de Minas Gerais. Há risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 50 km/h em todas as áreas.

Não se descarta a possibilidade de queda de árvores e há risco para corte de abastecimento de energia.

A tendência é de tempo firme a partir de terça-feira (12) em todas as áreas da região, com chance de trovoadas ao fim do dia, de forma localizada.

Os dias seguintes devem ser quentes, com temperatura máxima em torno de 32 ºC em São Paulo e 39 ºC no norte de Minas Gerais, agravando a situação de déficit hídrico nessa região mineira.

Centro-Oeste

Semana ensolarada com trovoadas no decorrer dos dias nos três estados da região. O acumulado de chuva na semana varia entre 40 e 80 mm, principalmente em Mato Grosso e Goiás. Isso contribui para reposição de umidade no solo, já que as temperaturas máximas não devem chegar a 40 ºC nos dois estados nesta semana.

Em Mato Grosso do Sul, a tendência é de tempo firme durante a semana inteira, favorecendo principalmente o manejo do solo e o tratamento fitossanitário.

No entanto, não está descartada a possibilidade de temporais isolados, com rajadas de vento acima de 40 km/h nos três estados.

Nordeste

Semana quente e seca em praticamente todos os estados. As temperaturas máximas ainda giram em torno de 37 ºC/38 ºC no interior da região, agravando a situação de estiagem e potencializando o risco de focos de incêndio.

Há possibilidade de trovoadas mal distribuídas e com baixo volume de precipitação no decorrer dos próximos dias.

O volume acumulado até sexta-feira deve variar de 20 a 30 mm na faixa litorânea, no extremo-oeste da Bahia, no Maranhão e no centro sul do Piauí.

A intensificação dos ventos de leste pode provocar rajadas de 50 km/h em toda a faixa leste da região.

Norte

A semana será chuvosa em grande parte da região. O volume pode chegar a 80 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e Roraima. Já no Pará e no Tocantins, a chuva deve variar entre 20 e 30 mm, de forma mal distribuída.

Essa chuva alivia as temperaturas elevadas, deixando as máximas em torno de 30 ºC a 32ºC, e contribuem para a reposição de água no solo e a elevação dos níveis dos rios, diminuindo o risco de incêndio na região da bacia amazônica.

As pastagens devem ser beneficiadas com o período mais úmido, com o quadro de estiagem e seca se revertendo aos poucos.

No Pará e no Tocantins, porém, o volume de água é muito baixo para garantir uma boa produtividade para as lavouras de primeira safra. A tendência é que, no fim do ano, a precipitação comece a ocorrer de forma mais volumosa nesses estados.

Texto/Fonte: Com Informações, Canal Rural