O 1º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso, conhecido como Batalhão “Daniel de Queiroz”, celebrou 108 anos de fundação com uma cerimônia na noite de terça-feira (10), no auditório do Sesc Arsenal, em Cuiabá. Durante o evento, 84 autoridades civis e militares receberam a medalha “Mérito Unidade Centenária” em reconhecimento à contribuição à segurança pública do Estado.
Entre os homenageados estavam o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, secretários estaduais, procuradores, juízes e promotores de justiça. O atual comandante do batalhão, tenente-coronel Alessandro Pereira de Jesus, destacou o significado histórico da unidade, ressaltando sua trajetória de honra, lealdade e compromisso com a população.
O coronel Fernando Tinoco reforçou a importância da unidade para a cultura da Polícia Militar e os avanços nos índices de segurança pública alcançados na última década, atribuídos ao trabalho integrado e gestão de proximidade da corporação.
Fundado em 2 de junho de 1917, o batalhão atua hoje em mais de 30 bairros de Cuiabá, com três bases de segurança, além de coordenar o projeto social “Lutando Pelo Futuro”, que oferece gratuitamente aulas de karatê e jiu-jitsu para mais de 200 crianças e adolescentes.