Foto: JONAL DA GLOBO
Quinta, 09 de junho de 2022 - 21:40:08
Produção de carne de porco aumenta puxada pela inflação da proteína bovina
CARNE SUÍNA

Puxada pela inflação da carne bovina, a produção da carne de porco aumentou. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil abateu mais de 13,6 milhões de suínos no primeiro trimestre de 2022 — 7,2% a mais que o 1º trimestre do 2021. Veja a reportagem completa acima.

Este é considerado o melhor resultado para o período, desde o início da série histórica, em 1997.

O abate de bovinos cresceu menos 5,5% no primeiro trimestre, depois de dois anos de quedas. Foram 6,96 milhões de cabeças abatidas.

Já o abate de frangos registrou queda de 1,7% no primeiro trimestre desse ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O supervisor da pesquisa estatística da produção pecuária do IBGE, Bernardo Viscardi, diz que a demanda externa, principalmente da China, e os preços mais caros da carne bovina, ajudaram a aumentar o abate de suínos no Brasil e a reduzir o preço no mercado interno.

“A carne suína vem com uma carne substituta à carne bovina. Ela não subiu tanto de preço, justamente pela amplidão da oferta. A oferta vem aumentando recorde atrás de recorde ao longo dos trimestres”, diz Bernardo.

O preço da carne de porco caiu 5,5% até abril deste ano, enquanto as carnes no geral tiveram aumento de mais 3%.

Texto/Fonte: JONAL DA GLOBO