Foto: João Reis
Quarta, 18 de junho de 2025 - 16:16:33
Profissionais da segurança pública participam de formação para aprimorar atendimento a vítimas e testemunhas ameaçadas no estado
SETASC PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE PROTEÇÃO DE PESSOAS AMEAÇADAS PARA SEGURANÇA PÚBLICA EM MT

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (Sadh) e em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizou nos dias 17 e 18 de junho uma capacitação voltada a profissionais da segurança pública na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. O evento teve como tema central “Segurança Pública e Direitos Humanos: Diálogos sobre o sistema Estadual de Proteção a Pessoas de Mato Grosso”.

O objetivo da formação foi fortalecer o conhecimento sobre os fluxos e procedimentos para atuação conjunta entre a segurança pública e os programas estaduais de proteção às pessoas ameaçadas de morte, como o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) e o Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (ProVita), ambos implementados pela Setasc.

Segundo o secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, a capacitação é essencial para que policiais, especialmente os que atuam no interior, conheçam e saibam como atender adequadamente o público ameaçado.

A iniciativa contou com palestras, debates e apresentações que abordaram o papel da segurança pública na proteção das pessoas em risco e a aplicabilidade das políticas estaduais relacionadas. Para o defensor público Fernando Soubhia, o evento também é uma oportunidade para informar a sociedade sobre seus direitos.

A juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Henriqueta Lima, destacou a importância da qualificação para melhorar o atendimento e a proteção a vítimas e testemunhas, ressaltando o evento como uma troca produtiva de experiências para a resolução dos desafios enfrentados.

A capacitação integra o esforço conjunto do Governo de Mato Grosso para aprimorar o sistema estadual de proteção, garantindo maior segurança e cuidado às pessoas em situação de risco.

Texto/Fonte: Secom MT